Área de escape para caminhões

 O que realmente é uma área de fuga?


Área de escape para caminhões

Uma área de fuga é um recurso crucial implementado nas estradas com o objetivo principal de oferecer uma zona segura e isolada para a desaceleração emergencial de veículos pesados. Essas áreas são especialmente projetadas para lidar com situações de emergência, como quando um caminhão perde o controle de seus freios, evitando, acidentes graves.

Muitos já testemunharam um caminhão em movimento com os freios fumegando, o que geralmente é causado pelo excesso de temperatura no sistema de freios quando são usados ​​com muita frequência ou quando um caminhoneiro mantém o pedal do freio pressionado por um longo período sem conseguir parar totalmente o veículo. Essa situação é ainda mais arriscada em trechos de estradas com declives acentuados, como serras, onde o caminhão não apenas enfrenta a dificuldade de frear, mas também corre o risco de ganhar velocidade.

Em 07 de setembro de 2024, por volta das 10h da manhã, um ônibus de passeio com aproximadamente 45 passageiros passou por um momento de grande tensão ao sofrer uma falha nos freios durante uma viagem de Curitiba com destino a Morretes. O motorista, demonstrando agilidade e responsabilidade, utilizou o dispositivo de segurança da área de escape da BR-277, no km 36, evitando um possível acidente e garantindo a segurança de todos os passageiros a bordo. A ação rápida foi fundamental para o desfecho positivo desta situação.

Fonte: EPR LITORAL PIONEIRO


Mesmo com sistemas de freio auxiliar, como o freio-motor e o freio “retarder”, às vezes, esses recursos não podem ser suficientes para segurar um caminhão desgovernado em uma descida descendente. Foi nesse contexto que surgiram diferentes dispositivos e modalidades para aumentar a segurança dos motoristas em descidas de serras. Além das áreas de escape, também foram otimizadas as caixas de brita e um sistema inovador com cabos de aço acoplados a um sistema elástico, que o caminhão pode atingir para desacelerar.

Principais Fatores Contribuintes para Falhas nos Sistemas de Freio de Caminhões
  1. Desgaste Excessivo das Pastilhas de Freio:

    • O uso prolongado e frequente dos freios pode levar ao desgaste das pastilhas de freio, tornando-as ineficazes.
  2. Sobreaquecimento dos Freios:

    • Frenagens prolongadas frequentes, como descidas íngremes, podem superaquecer o sistema de freio, causando perda de eficiência.
  3. Vazamentos de Fluido de Freio:

    • Vazamentos no sistema hidráulico de freio podem resultar na perda gradual da pressão do freio, tornando-o menos responsivo.
  4. Desgaste das Lonas de Freio:

    • As lonas de freio em trens e o tambor podem deteriorar-se com o tempo, reduzindo a capacidade de frenagem.
  5. Mau Funcionamento do Freio Motor:

    • Problemas no freio motor, que auxiliam na desaceleração, podem diminuir a capacidade de controle do veículo em descidas.
  6. Sobrecarga do Caminhão:

    • Sobrecarregar o veículo além de sua capacidade pode aumentar a demanda sobre o sistema de freio.
  7. Manutenção Irregular:

    • A falta de manutenção preventiva e de inspeções regulares pode levar ao não reconhecimento de problemas no sistema de freio.
  8. Contaminação do Sistema de Freio:

    • A contaminação por sujeira, óleo ou água no sistema de freio pode prejudicar sua eficiência.
  9. Problemas no Sistema Pneumático:

    • Problemas nos componentes pneumáticos do sistema de freio, como o compressor de ar, podem afetar a pressão do freio.
  10. Desgaste dos Discos de Freio (em trânsito a disco):

    • Nos caminhões incluídos com freios a disco, o desgaste excessivo dos discos pode prejudicar a frenagem.
  11. Erros Humanos:

    • O uso inadequado dos freios, como frenagens bruscas, pode contribuir para o desgaste prematuro e perda de eficiência.
  12. Problemas no Sistema ABS (Sistema de Freios Antitravamento):

    • Falhas



A área de escape em rampa é especialmente eficaz em proporcionar uma desaceleração rápida do caminhão quando o ângulo do declive é suficientemente acentuado. No entanto, em casos extremos, quando um caminhoneiro não consegue controlar a velocidade do veículo, ele pode retroceder descontroladamente. Para lidar com essa situação, muitas dessas rampas são equipadas com dispositivos adicionais, como galões de água e até mesmo muros no final da pista, projetadas para impedir que o caminhão caia em um abismo.

Quando um caminhão sem freio ultrapassava uma área de escape, as rodas afundavam rapidamente no material de desaceleração, parando o veículo em poucos metros. No entanto, essa parada pode causar danos à parte inferior do caminhão, incluindo seus eixos, suspensão, chassi e, em alguns casos, até o tanque de combustível, tanques de ar e a parte inferior do motor. Como resultado, o caminhão geralmente precisa de assistência de guinchos para sair da área de fuga e passar por uma revisão antes de voltar a circular.

É importante observar que as áreas de fuga são projetadas para serem utilizadas por um caminhão de cada vez. Quando uma está ocupada, um segundo veículo não deve entrar, a fim de evitar riscos para as equipes de resgate rodoviário que possam atender à primeira ocorrência.



Importância

Para ilustrar a importância das áreas de fuga, podemos citar um exemplo notável ocorrido em setembro de 2021, envolvendo a Arteris S/A. Nesse caso, uma área de fuga localizada no km 667 da BR-376 desempenhou um papel fundamental na prevenção de um acidente envolvendo uma carreta carregada com mais de 48 toneladas de ácido sulfúrico. Desde sua apresentação em 2019 até a data da notícia, essa mesma área de fuga registrou 78 entradas e, mais importante ainda, salvou 150 vidas.

Além disso, vale ressaltar que o uso do freio motor em longos trechos de declive ou descidas íngremes pode reduzir significativamente o desgaste do sistema de freio convencional. Isso ocorre porque o motor do freio controla a rotação do motor, permitindo que o veículo diminua a velocidade gradualmente, evitando que o condutor tenha que acionar o pedal do freio constantemente. Isso, por sua vez, reduz o desgaste das pastilhas e das lonas de freio, bem como dos pneus, graças à melhor distribuição da frenagem entre o sistema convencional e o freio motor.

Em resumo, as áreas de fuga para trânsito desempenham um papel vital na segurança rodoviária, evitando acidentes graves e protegendo vidas. Eles são um elemento crucial da infraestrutura rodoviária moderna, projetados para lidar com emergências que podem ocorrer em estradas com declives acentuados, garantindo que os motoristas tenham uma opção segura para desacelerar e evitar tragédias nas estradas.

Materiais Utilizados nas Áreas de Escape: Segurança e Eficiência no Controle de Veículo.

As áreas de escape para caminhões são projetadas para parar veículos que perdem o controle, especialmente em descidas longas e íngremes. Elas são construídas com materiais que aumentam a resistência ao movimento do veículo, desacelerando-o de forma controlada até a parada total. Os principais materiais e técnicas utilizados são:

  1. Caminho de Brita ou Cascalho: Esse é o tipo mais comum de material utilizado em áreas de escape. A brita (pedra britada) ou cascalho é colocado em uma espessura significativa ao longo da extensão da área de escape. Quando o caminhão entra nessa área, o atrito entre os pneus e a brita gera uma grande resistência, diminuindo a velocidade do veículo. A brita ou o cascalho são eficazes porque se deslocam sob os pneus, aumentando o tempo de frenagem e dissipando a energia do veículo.

  2. Areia: Em algumas áreas de escape, a areia é usada como material principal para reduzir a velocidade do caminhão. A profundidade da camada de areia é dimensionada conforme o peso e a velocidade média dos veículos que utilizam a rodovia. Esse material aumenta o atrito entre o caminhão e o solo, proporcionando desaceleração progressiva.

  3. Pistas de Concreto ou Asfalto com Ranhuras: Em algumas áreas de escape, são utilizados trechos de concreto ou asfalto com ranhuras, ou ondulações que criam um efeito de desaceleração nos pneus do caminhão. Essas ranhuras causam vibração e aumentam o atrito, auxiliando na frenagem do veículo.

  4. Sistemas de Barreiras de Água ou Pneus: Algumas áreas de escape podem ter barreiras físicas, como fileiras de pneus ou tanques de água. O impacto do veículo nessas barreiras ajuda a absorver a energia cinética do caminhão, reduzindo gradualmente sua velocidade até a parada.

  5. Subidas (Rampas de Escape): Além dos materiais, a inclinação da área de escape é um fator crucial. Muitas áreas de escape são construídas em rampas ascendentes, de modo que a gravidade também ajude a desacelerar o veículo, em combinação com os materiais utilizados na superfície.

Esses materiais são escolhidos para maximizar a segurança, absorver energia e garantir uma desaceleração eficiente dos caminhões que entram na área de escape. A escolha específica dos materiais depende do local, do tráfego e das condições climáticas da região.








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