Paraná Entretenimento
Notícias
O voo do aparelho produzido pela chinesa EHang, ainda sem tripulantes. O primeiro voo de teste de um eVTOL (sigla em inglês para "veículo elétrico de pouso e decolagem vertical") deverá ser realizado entre os dias 22 e 24 de março, durante o evento Smart City Curitiba Expo. A informação foi confirmada pela prefeitura da capital paranaense.
A proposta foi apresentada pela AT Global, empresa que representa o fabricante no Brasil e vai realizar estudos de viabilidade na capital paranaense. Para realizar voos tripulados, a aeronave vai precisar da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O EHang 216 é um eVTOL com compatibilidade para voo autônomo, capaz de voar a até 130 km/h e com uma autonomia de 30 km. A capacidade máxima de carga é de 220 km e há assentos para duas pessoas.
"Queremos mostrar para todo o Brasil e América Latina que estamos diante de algo com o potencial de mudar como nós enxergamos a mobilidade aérea urbana. É uma tecnologia absolutamente segura, já testada em milhares de voos ao redor do mundo", afirmou Alexandre Daltro, diretor-executivo da AT Global.
O que é um eVTOL
O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) é uma aeronave que lembra um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar.
A Gol e a Azul têm acordos para receber a partir de 2025 seus primeiros eVTOLs, que serão produzidos por empresas europeias. Já a Embraer, por meio de sua subsidiária Eve, promete entregar sua versão da aeronave para clientes a partir de 2026.