Em comemoração ao 25º - de lançamento do filme “Titanic”, a obra-prima de James Cameron será exibida novamente nos cinemas de todo o mundo. O longa-metragem dirigido por Cameron será remasterizado em tecnologia 3D 4K. O retorno aos cinemas é uma oportunidade sensacional para quem nunca viu o filme na telona e também uma chance de revê-lo, com mais qualidade em imagens e som.
Lançado em 1997, Titanic trouxe Leonardo DiCaprio e Kate Winslet à fama como o casal amoroso Rose e Jack durante uma viagem no navio que partiu de Southampton com destino a Nova York em 1912, mas afundou após atingir um iceberg.
A produção, que tinha um orçamento de US$ 200 milhões, foi um sucesso de bilheteria, com mais de US$ 2 bilhões em todo o mundo e 11 estatuetas vencedoras do Oscar — incluindo Melhor Foto e Melhor Direção para Cameron.
Diretor de Titanic admite que Jack poderia ter subido na porta com Rose;
Vinte e cinco anos após o lançamento de “Titanic”, o debate sobre se Jack (Leonardo DiCaprio) poderia ou não ter subido na porta com Rose (Kate Winslet) para sobreviver ao naufrágio, o empasse pode ter chegado ao fim.
No documentário especial da National Geographic "Titanic": 25 Anos, O próprio diretor do filme — James Cameron — recria a cena onde o casal protagonista do filme está no mar esperando o resgate com a ajuda de dois duples.
Em um trecho do documentário, exibido pelo talk show americano "Good Morning America", Cameron admite que “Jack poderia ter sobrevivido, mas há muitas variáveis”.
Segundo o Diretor — Duples testaram diferentes cenários e diferentes posições nas quais Jack e Rose estão juntos em cima da porta. Em alguns deles, Jack morre de qualquer forma, em outros, ambos morrem. Apenas em uma situação específica entre os testados, Jack poderia ter sobrevivido a tempo de ser resgatado, conforme o diretor: se ambos estiveram em cima da porta, ela fundaria devido ao peso — O diretor também fez Rose dar a Jack o colete salva-vidas que usava.
James Cameron com sua equipe, recriaram a jangada improvisada apresentada no filme, realizando "análises forenses exaustivas" com especialistas em hipotermia.
"Usamos dois dubles que tinham a mesma massa corporal de Rose e Jack, colocamos sensores por toda a parte. Colocámo-los em água gelada e testamos se estes poderiam ter sobrevivido através de vários métodos e a resposta foi que não havia forma de ambos sobreviverem. Apenas um poderia sobreviver", sublinhou Cameron.
Na famosa cena, Rose e Jack soltam as mãos um do outro para que ele acabe afundando nas profundezas do mar.
"Pequeno especial" estará disponível na estação National Geographic;
Titanic: 25 Anos Depois com James Cameron.
Redação - Paraná Entretenimento
Por Gilson Proença